Consultar Seguro Desemprego

Consultar Seguro Desemprego. O Seguro-desemprego é um benefício concedido pelo Governo Federal e tem a finalidade de promover a assistência financeira temporário ao trabalhador que foi dispensado de suas atividades sem justa causa. O valor do benefício varia de acordo com a faixa salarial, e é pago em até cinco parcelas, conforme a situação do beneficiário. Vale ressaltar que, embora já previsto na Constituição de 1946, o benefício só foi criado em 1986, pelo então presidente José Sarney por meio do Decreto 2.283 de 27 de fevereiro.

Consultar Seguro Desemprego
Consultar Seguro Desemprego

Requisitos para o Benefício

No que diz respeito ao beneficiados, terá direito ao seguro-desemprego o trabalhador que atender a uma série de requisitos, sejam eles:

  • Trabalhador dispensado sem justa causa;
  • Trabalhador esteja desempregado quando solicitado o benefício;
  • Trabalhador que tiver recebido salário, no período de 6 meses consecutivos antes de sua demissão;
  • Trabalhador que não possuir renda para o seu sustento de sua família;
  • Trabalhador que não esteja recebendo benefício da Previdência, exceto pensão por morte ou auxílio acidente;
  • Entre outros.

Consultar Seguro Desemprego

A consulta do seguro-desemprego pode ser feita tanto nas agência do SINE, Ministério do Trabalho, como pela internet. Isso mesmo. Através do Site do MTE é possível fazer a consulta de habilitação do seguro-desemprego. Acessado o sítio do Ministério do Trabalho e Emprego clique em “Emprego e Renda – Seguro-desemprego”. Depois, vá na parte de inferior da página e clique em “Consulta – Habilitação do Seguro Desemprego” .

Feito o procedimento acima, digite o número do PIS/PASEP, depois o texto que aparece na imagem. Feito isso é só clicar em consultar que você terá todas as informações sobre o seu seguro-desemprego. Viu como é fácil? Apenas alguns cliques e você saberá tudo sobre o seu benefício, a saber, parcelas, valor – entre outros.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *