Financiamento ou Leasing, Qual a Melhor Opção para Compra de Carros?

Bom, na verdade se você pretende adquirir um veículo por meio de prestações e quer mesmo saber quais os meios mais compensativos, entre o Leasing e o Financiamento Convencional é preciso que você tenha um pouco de entendimento dos dois planos de pagamento.

Financiamento ou LeasingLeasing

O leasing, é um contrato através do qual a arrendadora ou adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. O cliente deste tipo de crédito, é, tipicamente, uma empresa, podendo, no entanto, ser, também, contratado por pessoa física.

O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente.

O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário.

O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.

O leasing financeiro se assemelha a um aluguel, com a diferença que se pode comprar o bem no final do prazo pré-determinado por um preço já estabelecido.

Financiamento

O Financiamento não é tão difícil de entender, isso porque a pratica já é bem usal entre os consumidores Brasileiro. O certo é que contrário do empréstimo, os recursos do financiamento precisam necessariamente ser investidos do modo acordado em contrato.

Financiamento ou Leasing

Empresas podem realizar financiamentos para angariar recursos para novos equipamentos ou realizar uma expansão enquanto pessoas físicas pode realizar financiamentos para comprar imóveis, automóveis, entre outros bens de grande valor.

A quantidade de financiamentos realizados e o prazo de pagamento aos financiadores são dados importantes para o estudo do funcionamento da economia de um país.

Financiamento Ou Leasing

O financiamento não é a única forma de comprar um carro a prazo. O mercado oferece dois outros produtos bem conhecidos, o leasing e o consórcio. Mas não quero compartilhar sobre o consorcio.

No entanto, tais opções vêm perdendo espaço nos últimos tempos devido à abundância de financiamento, mas podem esconder um bom negócio. O leasing não é a rigor um financiamento e sim uma espécie de aluguel, em que quem aluga tem a opção de comprar o bem ao fim do contrato.

Na prática, é o banco que compra o automóvel, que fica em seu nome enquanto o arrendatário pagar um aluguel mensal por um período predeterminado – pelo menos dois anos.

Esse “aluguel” pode ser mais barato que os juros do financiamento em alguns casos, tornando o leasing uma opção mais interessante, embora com algumas restrições. O automóvel que a empresa adquire sob a forma de leasing não é exatamente “comprado”. Embora a empresa use o veículo, o proprietário de direito é o banco.

Além da vantagem fiscal, há ganhos financeiros, pois os juros costumam ser menores que os de um financiamento. Portanto, essa operação vale a pena para quem é dono de um pequeno negócio e pensa em comprar um carro novo.

A desvantagem é que quem faz um leasing tem de ficar “preso” até o fim do contrato. Há algumas restrições. Por exemplo, antecipar parcelas não alivia a conta dos juros.

Até Mais…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *