FOLLOW US!

Quais as Melhores Áreas de Trabalho no Brasil

Se você esta afim de saber quais as melhores áreas de trabalho no Brasil, você primeiro precisa saber que o tempo passa, e com ele novas mudanças surgem. Isso porque antes, não muito antes, as relações de trabalho eram caracterizadas por meio de contratos formais realizados entre ‘patrões’ e ‘empregados’.

Brasil, Opções de Trabalho

Uma das características mais marcantes daquele tempo era o tempo de casa. O funcionário é praticamente um subserviente de sua função – Ele amava aquilo e pronto.

A questão é que o tempo vai passando e todas as modalidades sofrem com o avanço da tecnologia – E pra dizer a verdade – Como a tecnologia, além de ajudar, claro, tirou pessoas de suas funções.

Ainda nesse tempo, o trabalhador quanto mais tempo ficasse em uma empresa, maiores eram suas chances de ‘fazer carreira’ e menor a possibilidade de ser rompido o vínculo trabalhista. O perfil do trabalhador médio era constituído por indivíduos do sexo masculino, de baixa escolaridade, formado ‘no chão de fábrica’, que trabalhava nas indústrias, diretamente nas linhas de produção.

Mas hoje meu amigo, tudo mudou. O trabalhador da indústria já não é mais dominante, está mais escolarizado, compete com as trabalhadoras pelas vagas no mercado de trabalho, não tem a garantia do emprego para toda a vida, interessa-se menos pela associação junto aos sindicatos tradicionais, está submetido a pressões crescentes para aumentar sua produtividade, corre mais riscos de se ver desempregado, tem maior possibilidade de negociar seus rendimentos em função do valor que agrega à produção.

Mulheres no Mercado de Trabalho

Outra questão é que as mulheres se ingressaram no mercado de trabalho como nunca fizeram em nenhum momento da história. Dados apontam que nas últimas décadas, as mulheres invadiram o mercado de trabalho, sendo que no Brasil, a participação feminina aumentou expressivamente: em 1999 representavam 41,4% da PEA contra 31,7% em 1979.2.

Em outras palavras, as mulheres representam mais de 40% da força de trabalho no país.

Mercado de Trabalho FemininoO Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) elaborou dois índices para mensurar o avanço feminino na sociedade e no espaço de trabalho: o ‘índice de desenvolvimento relacionado ao gênero (GDI)’ e o ‘índice de poder (empowerment – EM) de gênero.4 No primeiro índice, o Brasil ocupa a 66ª posição, bem atrás da Argentina (35), Uruguai (37) e México (50) e até de países islâmicos como a Malásia (57) e a Líbia (65). No índice EM, o Brasil não se posiciona melhor (dados de 1998).

Melhores Opções de Empregos

Então todos esses dados são notados de mudanças e variações, então se você pretende investir em uma área que você goste então ao custa nada saber se ela esta ou não entre as mais valorizadas opções no mercado de trabalho atualmente. Então vejem a lista abaixo:

- Área comercial e internet
– Tecnologia da Informação (TI) e comunicação
– Telecomunicações
– Varejo e consumo
– Sustentabilidade, meio ambiente e saúde
– Energia
– Construção civil
– Óleo e gás
– Infra-estrutura e transporte
– Setor farmacêutico
– Setor contábil, fiscal e financeiro
– Recursos humanos
– Seguros e segurança

Hoje os especialistas também analisaram os segmentos diretamente relacionados ao crescimento econômico, como as fortes tendências na área do bem estar social, que envolve desde sustentabilidade e meio ambiente até saúde e estética.

Em se tratando do mundo do trabalho, nada indica que o processo de transformações iniciado tenha chegado à maturidade. Muitos e surpreendentes eventos ainda virão, especialmente com os avanços da biotecnologia. Mas permanece a esperança de que os atores sociais, organizados em instituições políticas e civis, busquem soluções para minimizar estes efeitos.
Até Mais…

FOLLOW US

Deixe uma resposta