Vale Transporte em Dinheiro – Saiba Mais

Vale Transporte em Dinheiro – Saiba Mais. No que diz respeito ao vale-transporte em outras oportunidades já falamos de forma clara e objetiva em nosso blog. Nesse artigo queremos ainda continuar falando sobre esse copioso benefício, principalmente quanto a concessão do vale-transporte em dinheiro, se existe um dispositivo legal permitindo isso. Enfim, algumas coisas que o nosso caro leitor precisa saber sobre o Vale-transporte, e com certeza irá encontrar aqui, neste artigo.

O Vale-transporte

No que diz respeito à concessão sempre há indagações e questionamentos em razão do fator distância, ou seja, intervalo no deslocamento do empregado de sua residência para a empresa, e uma vez comprovada a necessidade do trabalhador no benefício, e o mesmo externar a vontade e opção em receber o VT, este deverá ser concedido pelo empregador ao seu emprego.

Vale Transporte em Dinheiro - Saiba Mais
Vale Transporte em Dinheiro – Saiba Mais

Vale Transporte em Dinheiro – Saiba Mais

O pagamento em dinheiro do vale-transporte tem sido um tema bastante questionado. Por isso, cumpre a nós esclarecermos pontos que existem na jurisprudência e na legislação a respeito do beneficio, quanto ao pagamento ou não em espécie, dinheiro.

De acordo com o art. 5º do Decreto nº 95.247/1987 é vedado ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, salvo se houver falta ou insuficiência de estoque de vale-transporte por parte dos fornecedores necessário ao atendimento da demanda e ao funcionamento do sistema.

Portanto, só será permitido o pagamento em dinheiro para o empregado se o mesmo tiver feito, por conta própria ou por falta de estoque, toda a despesa para o seu deslocamento, assim ele será ressarcido da parcela correspondente pelo empregador, na folha de pagamento imediata. Por isso, fica bem claro que é vedado a forma de pagamento do vale-transporte em dinheiro, salvo na hipótese salientada acima. Saiba mais sobre o pagamento do Vale-transporte em dinheiro no em Guia do Trabalhista 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *